Link Patrocinado

Profundidade de Bits - Adobe Photoshop

Vamos hoje falar um pouco sobre a profundidade de Bits de uma imagem!
Quando criamos um arquivo novo no Photoshop ele nos pergunta qual a profundidade de bits:

Mas  o que seria Profundidade de Bits?

A Profundidade de bits especifica quantas informações sobre cores estão disponíveis para cada pixel da imagem. Quanto mais bits de informação por pixel,mais cores disponíveis haverá e mais precisa será a representação das cores.
Por exemplo, uma imagem ou uma profundidade de bits igual a 1 tem pixels com dois valores possíveis: preto e branco. Uma imagem com profundidade de bits igual a 8 tem 28 ou 256 valores possíveis. As imagens no modo Tons de cinza com profundidade igual a 8 têm 256 valores de cinza possíveis.
As imagens RGB são compostas por três canais de cores. Uma imagem RGB de 8 bits por pixel tem 256 valores possíveis para cada canal, o que significa mais de 16milhões de valores de cores possíveis. As imagens RGB de 8 bits por canal (bpc) às vezes são chamadas de imagens de 24 bits (8 bits x 3 canais = 24 bits de dados para cada pixel).
Além das imagens de 8 bpc, o Photoshop também pode trabalhar com imagens que contêm 16 bpc ou 32 bpc. As imagens de 32 bpc também são chamadas de imagens High Dynamic Range (HDR).

Suporte do Photoshop a imagens de 16 bits

O Photoshop fornece o seguinte suporte para trabalhar com imagens de 16 bpc:
• Trabalho nos modos Tons de cinza, Cores RGB, Cores CMYK, Cores Lab e Multicanal.
• Todas as ferramentas da caixa de ferramentas, com exceção da ferramenta Pincel História daArte, podem ser usadas com imagens de 16 bpc.
• Estão disponíveis todos os comandos de ajuste de cores e tons, com exceção de Variações.
• É possível trabalhar com camadas, incluindo camadas de ajuste, em imagens de 16 bpc.
• Alguns filtros, incluindo Dissolver, podem ser usados com imagens de 16 bpc.
Para obter as vantagens de determinados recursos do Photoshop, como Extrair, Criador de Padrão e alguns filtros, é possível converter uma imagem de 16 bpc em uma imagem de 8 bpc. Convém utilizar o comando Salvar como e converter uma cópia do arquivo de imagem para que o arquivo original mantenha todos os dados da imagem de 16 bpc.

Autor: Volpato
Fonte: Volp House Design

Um comentário:

  1. Perfeito, muito bem explicado, gostei do site, eu uso mais o Fireworks mas adoro Photoshop e uso também, o Fireworks também tem PNG 16 e 32, seria a mesma coisa?

    ResponderExcluir