Link Patrocinado

Qual a diferença entre zoom óptico e zoom digital?

Os anúncios de câmeras digitais, em geral, dão grande destaque à capacidade de zoom dos equipamentos. Entretanto, nem sempre o que é alardeado como diferencial é o melhor para o usuário. Entenda nesse artigo a diferença entre o zoom óptico e o digital e saiba como escolher esse detalhe em sua próxima câmera.

Zoom é o recurso que permite aproximar visualmente o assunto fotografado. Assim, quanto maior o zoom, tanto melhor será a foto de um objeto distante, certo? Errado. Na verdade, a qualidade da imagem vai depender muito do tipo de zoom utilizado.

Zoom óptico ou zoom digital? (Foto: Reprodução)

Zoom óptico

É obtido através de movimentos no sistema de lentes da sua câmera. Ele realmente aproxima o objeto visualizado, permitindo identificar detalhes que a olho nu não conseguimos observar. Funciona de forma análoga a um binóculo, usando a lente do equipamento para obter o resultado desejado. Também é chamado de “zoom verdadeiro”, já que não causa perda de qualidade, isto é, a fotografia é totalmente fiel ao objeto retratado.

Como exemplo, imagine que você está parado na calçada de uma grande avenida. Em uma parede do outro lado da rua, há um cartaz, mas você não consegue ler o que está escrito. Utilizando uma câmera com zoom óptico, será possível aproximar o cartaz até que consiga ler seu conteúdo, sem distorção na imagem.

Zoom digital

É um zoom “artificial”, oferecido pelas câmeras digitais e cujo efeito é produzido pelo software interno do equipamento. Na verdade, esse recurso apenas amplia parte da imagem, esticando-a sem realmente aproximar coisa alguma. Usando o zoom digital, nenhum detalhe é acrescentado ao que já foi capturado pela câmera antes da sua aplicação.

Usando o exemplo anterior, com o zoom digital você ampliaria parte do cartaz do outro lado da avenida, mas provavelmente não conseguiria ler o que está escrito, graças à distorção provocada pelo recurso. E, claro, quanto maior o nível de zoom aplicado, maior será a distorção na imagem final.

A maioria das câmeras compactas atuais oferece os dois tipos de zoom no mesmo equipamento. Inicialmente, a lente é movida proporcionando o zoom óptico e depois o zoom digital “assume” o comando e termina o processo. Verifique quanto sua câmera possui de cada tipo e, sempre que possível, aproxime a imagem apenas até o limite permitido pelo zoom óptico. De forma geral, é preferível fotografar usando a configuração nativa de sua câmera (sem zoom digital) e depois, se necessário, aplicar o recurso em softwares de edição de imagens como o Photoshop.


Quando usar cada tipo de zoom

Via de regra, sempre que puder escolha o zoom óptico, pelos motivos já descritos. Antes de aplicar o zoom digital, veja se não é possível se aproximar fisicamente do objeto retratado. Use sem medo o limite do zoom óptico oferecido pelo seu equipamento.

Naturalmente, existem momentos em que a utilização do zoom digital pode ser a única oportunidade de capturar a fotografia que você deseja. Talvez você veja um artista famoso saindo de um hotel, por exemplo, a metros de distância de onde você está. É uma chance única de retratá-lo e você está com sua câmera compacta em mãos. Não perca tempo, aplique o zoom digital e seja feliz, tendo em mente que o resultado não será o melhor. Se você está disposto a sacrificar um pouco da qualidade da imagem em prol do motivo fotografado, vá em frente.

Da mesma forma, se você pretende usar as fotos apenas em tamanhos pequenos e publicá-las na internet, o tipo de zoom utilizado não fará tanta diferença. É possível fazer fotos perfeitamente boas com o zoom digital se o objetivo for apenas compartilhá-las com os amigos nas redes sociais.

E na hora da compra? Como escolher?

Quando vir um anúncio de câmera digital “gritando” que oferece um zoom enorme, verifique a especificação técnica do equipamento para saber quanto disso é zoom óptico e quanto é digital. Pergunte ao vendedor, se possível, e não se contente com a resposta de que “é tudo a mesma coisa”. Definitivamente, não é. E embora normalmente as empresas deem destaque para o zoom óptico, algumas vezes essa informação é mascarada em função do impacto causado por um zoom mais potente.

Se você pretende ter boas fotos e deseja fotografar assuntos à distância, opte sempre pela câmera que oferece maior zoom óptico. Pague um pouco mais, se puder, mas tenha um produto com maior qualidade. Suas fotos agradecem.


Fonte: TechTudo

Nenhum comentário:

Postar um comentário